A Interculturalidade
- 113i2223
- 10 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
A Interculturalidade
A interculturalidade é o fenómeno cultural e comunicativo em que duas ou mais culturas representantes de ideologias e valores distintos, interagem em condições de igualdade, sem que nenhum ponto de vista prevaleça sobre os outros. Este tipo de relação favorece o diálogo, o respeito, a tolerância, a compreensão, a interação e o enriquecimento das culturas.
Os CPLP
O termo CPLP (Comunidade de países de língua portuguesa) diz respeito aos países que têm como língua oficial, o português. Esta organização foi criada em 1979, com a adesão de oito países, incluindo Portugal, com vários objetivos sociopolíticos, como a diminuição da pobreza, a melhoria das relações diplomáticas entre os países envolvidos com Portugal, atenuar as desigualdades sociais e também alternativas para resolver os problemas que cada pais está a enfrentar neste momento. Os países pertencentes a esta comunidade são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste.

Evolução da migração dos CPLP em Portugal
Desde 1975, a migração dos países CPLP foi aumentando significativamente, devido ao facto dos combatentes da Guerra Colonial estarem a regressar ao país natal, que, por conseguinte, trouxe a vinda de pessoas do continente para Portugal. Foi na década de 90 que se viu a maior vaga de migração de Portugal, devido à melhoria da qualidade de vida e dos conflitos internos que abalaram alguns países, principalmente nos países africanos. Atualmente, Portugal conta com uma população imigrante de 700.000 mil pessoas, cerca de 7% da população portuguesa, com previsão de aumento no futuro.
Importância dos migrantes da CPLP em Portugal
Desde do auge da vinda de imigrantes para Portugal, estes conseguiram acarretar vantagens positivas para o país, que devem ser valorizadas por nós, portugueses. Em termos económicos, os migrantes contribuíram com cerca de dois milhões de euros para a segurança social, um número bastante elevado em comparação ao número existente de pessoas estrangeiras a viver em Portugal. Estas pessoas também conseguiram garantir mão-de-obra para o exercício de atividades fundamentais para o quotidiano dos portugueses, nomeadamente a apanha da uva e a agricultura. Além dos contributos económicos, não podemos esquecer os benefícios morais e culturais que estas pessoas trazem do seu país de origem.
Com a vinda das pessoas da CPLP, nós, habitantes de Portugal, tivemos a oportunidade de conhecer uma grande variedade de costumes: novos valores, diferentes dos portugueses; histórias de superação, que fazem comover o povo; tradições; novos tipos de sabores; pessoas incríveis que mudaram o nosso país completamente, mas, acima de tudo, garantimos respeito e tolerância aqueles que decidiram vir para cá, mudar o nosso país, tornando Portugal um dos países mais multiculturais do mundo.
Vamos descobrir algo novo sobre os países CPLP
Brasil
O Brasil, entre os países da CPLP, é o mais populoso e aquele que tem a maior dimensão, logo não é de espantar o que este país nos oferece. Apesar de estar geograficamente longe, este é o país com maior quantidade de imigrantes em Portugal. Vejam exemplos de tradições e pratos típicos brasileiros, muito presentes em Portugal.
Tradições
Video de Samba: https://www.youtube.com/watch?v=RONCdUBWW-c
Pratos típicos
Feijoada Brasileira

Pão de Queijo

Timor leste
De todos os países pertencentes à CPLP, Timor Leste é o único que se localiza na Ásia, por conseguinte, é um país pouco relevante face à cultura portuguesa. No entanto, a entrada de algumas tradições timorenses seriam interessantes a ver num dos países mais multiculturais do mundo.
Katupa (Bolo de arroz a base de leite de copo)

Sauh Batar (cerimónia ritual ligada as colheitas)

África
Com mais de metade dos países da CPLP pertencentes ao continente africano, África é um continente muito rico em cultura e tradições que fazem mudar a visão dos europeus, especialmente dos portugueses. Devido à grande relação de Portugal e dos países africanos da CPLP, algumas tradições africanas já são comuns em Portugal, tal como as pessoas da sua origem.
Tradições:
Funáná

Kuduro

Comida típica:
Funge com moamba de galinha (Angola)

Caldo de Mancarra (Guiné Bissau)

Bolo Catembe (Moçambique)

Cachupa (Cabo Verde)

Calulu (São Tomé e Príncipe)

Como vemos, isto são só alguns exemplos de pratos típicos que já chegaram a Portugal, mostrando que todos os países pertencentes a CPLP têm tradições e culturas que devem ser conhecidas e valorizadas por todos.
O principal ponto a que queremos chegar é mostrar que a interculturalidade, numa sociedade, país ou região é muito importante, já que estes podem melhorar os nossos valores morais e levar ao cimo princípios que já foram referenciados anteriormente, como o respeito, tolerância e liberdade. Portanto, só temos uma coisa a dizer: Valorizem novas culturas, respeitem raças e etnias para tornar o nosso país socialmente mais rico e poderoso do que somos atualmente.
Cíntia José Nº5, Luís Duarte Nº12, Turma 11º3I
Fontes utilizadas:
https://conceitosdomundo.pt/interculturalidade/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_dos_Pa%C3%ADses_de_L%C3%ADngua_Portuguesa
https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/imigracao-e-emigracao-em-portugal
https://caminhosmelevem.com/comidas-e-bebidas-tipicas-de-cabo-verde/
https://www.cplp.org/id-4621.aspx
Comments