top of page

Casos Criminais

  • 113i2223
  • 10 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Caso sobre o Burger Chef



Hoje vamos debruçar-nos sobre o caso BurgerChef, que sucedeu em 1978, nos Estados Unidos da América, na pequena cidade de Speedway, Indiana.As vítimas do homicídio foram JayneFriedt, que na época tinha 20 anos, Ruth Shelton, de 17 anos, Mark Flemmonds e Daniel Davis, ambos de 16 anos.

Tudo aconteceu no dia 17 de novembro de 1978;um dos funcionários, que estava de folga,decidiu passar pelo trabalho (no Burger Chef) para dar uma ajuda aos seus colegas que ainda trabalhavam, mas chegado lá não viu nenhum deles, pelo que ligou para o gerente, que o aconselhou a ligar para a polícia. Quando a polícia chegou, ele fez um depoimento aos oficiais, que deram uma vista de olhos ao local e foram embora.

No dia seguinte, ao verem que nenhum dos funcionários aparecera em casa, os seus familiares ficaram preocupados e a polícia passou a trabalhar no caso.

No dia 19 de novembro a polícia recebeu uma ligação de alguém que encontrou os 4 corpos dos jovens, que tinham sido torturados e mortos.


  • A investigação focou-se em diversos pontos:

  1. As portas do fundo do local estavam abertas, o que era estranho, pois estava sempre fechada e só podia ser usada pelos funcionários.

  2. As malas deixadas no estabelecimento pelos jovens fizeram com que a polícia concluísse que tinham saído para festejar. Com a descoberta dos corpos, a polícia percebeu que estava enganada e isso fez com que a população ficasse descontente com as autoridades. Devido ao primeiro pensamento da polícia, a equipa de investigação não fez análises à cena do crime, e no dia seguinte outra equipa foi chamada para fazê-las, mas o local já tinha sido limpo. 



  • A polícia cometeu vários erros; a única pista eram duas testemunhas que afirmaram ter visto dois homens a andar à volta do estabelecimento. As duas testemunhas fizeram o retrato dos homens e assim a polícia começou a apelar a toda e qualquer ajuda para a localização dos suspeitos, mas ninguém deu nenhuma informação. 

  • Algum tempo depois, um homem com a aparência igual à de um dos suspeitos, contava com orgulho o que tinha feito às jovens. O agente responsável pelo caso encontrou-se com o suspeito e o homem confessou tudo ao agente. Foi preso, mas depois negou tudo e sem provas a polícia teve que o deixar ir, mas antes de ir, o homem deixou o nome de outros envolvidos num gangue que podiam ter algo a ver com o caso. A polícia localizou um dos suspeitos, um vizinho desse homem; foi interrogado, mas negou o seu envolvimento no caso. Devido a falta de provas, a polícia não o pode prender.

  • Resolução- Em novembro de 1984, após 6 anos dos assassinatos, a polícia recebeu uma ligação de uma prisão no Indiana, nessa ligação informaram que um presidiário, de nome Donald Wen, queria confessar os assassinatos dos jovens. Naquela época ele tinha 34 anos e cumpria uma sentença de 95 anos por violência sexual. Os investigadores decidiram falar com ele e perceberam que ele podia ser o verdadeiro autor dos crimes.

  • No dia do crime, Donald e um grupo de traficantes foram ao Burger Chef para pressionar Jayne, pois o irmão devia-lhes dinheiro, mas os colegas de trabalho tentaram defendê-la, o que acabou numa agressão. Posto isto, o grupo decidiu eliminá-los para que não fizessem queixa às autoridades.


Cheila Gama e Marisa Padre , Turma 11º3I

 
 
 

Comments


bottom of page