top of page
  • 113i2223

Notícias Polémicas

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL


No domingo (dia 30 de outubro) ocorreu no Brasil, a 2ª volta das eleições presidenciais. Luis Inacio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, únicos concorrentes do 2ª volta, tinham perspetivas de vitória. Estando o Brasil totalmente dividido, Lula venceu com 50.9% dos votos (60.345. 999 milhões).



Bolsonaro absteve-se, por mais de 24 horas, de qualquer comentário ao resultado eleitoral; enquanto isso pessoas por todo o Brasil, mas maioritariamente no Nordeste, celebravam a vitória do novo presidente eleito, que assumirá o poder no dia 1 de Janeiro de 2023.


Os eleitores de Bolsonaro publicam em redes sociais e outras publicações, lamentando-se pelo ocorrido e onde mostram algum medo de que Brasil acabe por se transformar num país vomo Venezuela, Cuba ou Colombia.


Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, publicou na sua página do Instagram uma foto de apoio a Lula, no dia da vitória. Na legenda escreveu "Celebramos la victoria del pueblo brasilenõ, quienes este #30oct, eligieron a Luiz Inácio Lula da Silva como su nuevo Presidente. Qué vivan los pueblos decididos a ser libres, soberanos e indepententes! Hoy en Brasil triunfó la democracia. Felicitaciones Lula! Un gran Abrazo!".


Os comentários estavam repletos de venezuelanos que diziam coisas como "Latinoamerica contaminada", "Vas a distruir el país como tú hiciste con tuyo", entre outros...


No momento, o Brasil está um caos. No Rio de Janeiro, bandidos armados invadiram, incendiaram e vandalizaram armazéns da Ceasa (centrais de abastecimento usadas para organizar, desenvolver e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura) para comemorar a vitória de Lula, já os bolsonaristas realizaram protestos juntamente com camionistas, pessoal do agronegócio e até a força tática, fechando ruas. Bolsonaro pronunciou-se e disse aos seus eleitores para fazerem protestos pacíficos, mas sem grande convicção…


 

A TRAGÉDIA EM ITAEWON QUE CHOCOU O MUNDO


Celebrações no dia do Halloween( 31 outubro) terminam em tragédia na Coreia do Sul, em Itaewon.


É a maior tragédia em tempo de paz no país desde o naufrágio do Sewol.


Segundo as autoridades locais, “o elevado número de feridos foi o resultado de muitos terem sido esmagados”.


O esmagamento das pessoas terá acontecido numa rua mais estreita. Impelidas pela força da multidão em movimento, milhares de pessoas empurravam quem estava à frente, e com isso muitas vítimas acabaram por cair no chão.


Centenas de socorristas foram mobilizados para o local, submetendo um número indeterminado de vítimas a manobras de reanimação em plena via pública. Em mais de uma centena de casos, o esforço foi ineficaz . Noite fora, a imprensa sul-coreana mostrou dezenas de corpos debaixo de lençóis azuis, alinhados nas mesmas ruas onde horas antes se celebrava o Halloween.


FONTES:


Emilly Silva, Mayra Semedo, Cheila Gama, Cíntia José, Turma 11º3I

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page