top of page
  • 113i2223

Sexualidades

Não-Binário e Intersexo


Neste artigo do “O Teu Jornal” iremos escrever sobre pessoas não-binárias e pessoas intersexo. Iremos expor a definição de cada uma e também vários conceitos, citações e exemplos.


 

Não-Binário


O género binário representa a classificação do género em duas formas opostas: o masculino e o feminino.


Não-binário, também conhecido como genderqueer, é um termo usado para as identidades de género que não se identificam no género binário. Deste modo, uma pessoa não-binária pode-se identificar com um terceiro género, ter uma identidade de género flutuante, pode ter mais do que um género ou não ter nenhum género.


A identidade de género, a orientação sexual e a orientação romântica são completamente diferentes, e deste modo, uma pessoa não-binária pode ter qualquer orientação sexual/romântica. Existem pessoas trans não-binárias, mas nem todas as pessoa trans se identificam como não-binárias. Não-binário e intersexo não são a mesma coisa, assim como vai ser verificado ao longo do artigo.


Identidades Não-Binárias

  • Agénero (agender) – uma pessoa que tem ausência de género (genderless)

  • Andrógeno (androgynous) – pessoa que tem a aparência de um género indeterminado

  • Bigénero (bigender) – uma pessoa que tem duas identidades de género

  • Demigénero (demigender) – termo usado para as identidades não-binárias que tem uma conecção parcial com um género: demiboy e demigirl

  • Género-fluido (genderfluid) – a identidade de género da pessoa está sempre a mudar: um dia a pessoa pode-se sentir como um rapaz, noutro com outro género etc.

  • Poligénero (polygender) – pessoa que tem várias identidades de género


Uso dos pronomes

As pessoas não-binárias, na maioria dos casos, mudam os seus nomes e usam os pronomes que os fazem sentir confortáveis. O que cada um de nós deve fazer é apoiar e respeitar os pronomes e o nome escolhido de cada um.


  • Algumas pessoas enby usam pronomes neutros: elu/delu e ile/dile. 1 - Elu abraçou-me. 2 - Ile é a mais linde pessoa que conheço.

  • Outras usam neopronomes: xe/xem/xyr, zie/zim/zir, ne/nem/nir ... .

1 – Xe ajudou-me com o projeto.

2 – Ne gosta de ler livros.

  • Podem usar pronomes específicos (por exemplo, she/them, they/him...) 1 – Ela deixou a mala delu na minha casa. 2 – Ile ama filmes de terror mesmo que fique assustado.

  • Ao mesmos tempo, podem mudar os pronomes constantemente: um dia usar they/them, no dia seguinte, usar he/her, e no próximo she/them...)


  • Algumas pessoas preferem usar numa língua um tipo de pronomes e noutra língua outro tipo (podem usar ela/dela em português, e preferir usar they/them em inglês)


  • Mas também algums não usam pronomes e preferem que as pessoas só usem o nome delas: 1 – Eu visitei a Ana ontem e Ana disse-me que.... 2 – Falaste com o Tiago? Tiago tinha um assunto importante para discutir contigo.


Como podes apoiar uma pessoa não-binária?

Respeita o nome e os pronomes preferíveis da pessoa. O respeito é um valor básico que cada um de nós merece ter. Respeitar os pronomes de uma pessoa genderqueer é o mínimo que podes fazer. E mesmo se no início confundires acidentalmente os pronomes (isso se já estavas habituado a chamar a pessoa de um modo), pede desculpa e corrige o teu erro.

Está aberto a aprender e a ouvir e ao mesmo tempo não faças suposições em relação ao género da pessoa, não é da tua conta!


Celebridades não-binárias:



Demi Lovato

“Over the past year, I've been doing some healing and self-reflective work and, through this work, I've had the revelation that I identify as non-binary.”




Sam Smith


“I’ve always had a little bit of a war going within my body and my mind. I do think like a woman sometimes, in my head. Sometimes I’ve questioned, ‘Do I want a sex change?’ and it’s something I still think about, like: ‘Do I want to?' But I don’t think it is. When I saw the words’ non-binary’ and ‘genderqueer’ and I read into it, and I heard this person speaking, I was like ‘F***, that’s me.'”


Janelle Monaáe

"I retweeted the Steven Universe meme ‘Are you a boy or a girl? I’m an experience’ because it resonated with me, especially as someone who has pushed boundaries of gender since the beginning of my career. I feel my feminine energy, my masculine energy, and energy I can’t even explain."






Sara Ramirez

"In me is the capacity to be" everything from a "girlish boy" to a "boyish girl."









Amanda Stenberg

“I’m allowed to explore myself and how I see myself in the world however the f*** I want,”






Personagens não-binárias:






Raine Whispers, personagem da série animada “The Owl House”








Alex, personagem da webcomic “Encore”, que pode ser encontrada no Webtoon








Yū Asuka, personagem do anime “Stars Align”









Garnet, Shep, Sunstone personagens da série animada “Steven Universe”



Livros com personagens principais não-binárias:










 


Intersexo

Na comunidade LGBTQIA+ a letra I representa as pessoas Intersexo.


Intersexo descreve pessoas que naturalmente desenvolvem características sexuais que não se encaixam nas definições biológicas típicas do sexo feminino (cromossoma XX) ou do sexo masculino (cromossoma XY). A pessoa intersexo pode nascer sem órgãos sexuais e reprodutivos; com os de ambos os sexos; pode produzir hormonas dos dois sexos; apresentar cromossoma XX, entre outros.


A ONU (organização das nações unidas) calcula que de 0,05% a 1,7% da população nasce com características intersexo.


Infelizmente nos dias de hoje ainda há grande discriminação para/com pessoas intersexo, como a mutilação para normalizar o género imposto.


Mutilação para normalizar: após o nascimento, há pressão médica para que o bebé passe por intervenção cirúrgica visando criar esteticamente um sexo com o objetivo de evitar discriminação social.


Género imposto: muitas famílias impõem um género às crianças intersexo mas nem sempre elas se identificam com esse género, o que traz consequências negativas.

Celebridades:







Caster Semenya é uma corredora de meia distância sul-africana.










River Gallo é um ator salvadorenho-americano, cineasta, modelo e defensor dos direitos hermafroditas.













Hanne Gaby é uma jovem modelo da Bélgica.






Citações:


"Male? female? Both? No one's ever asked me that question, I see myself as neither. I'm something different all together." (Tradução: "Masculino? Feminino? Ambos? Ninguém nunca me fez essa pergunta, eu vejo-me como nenhum dos dois. Eu sou algo diferente.")

E.M. Hamill, Dalí

“Love isn’t a choice. You fall for the person, not their chromosomes.

(Tradução: O amor não é uma escolha. Nós apaixonamo-nos pela pessoa, não pelos seus cromossomas.)

I.W. Gregorio, None of the Above

******* e Raquel Simões, Turma 11º3I

 

Fontes:

https://www.seventeen.com/celebrity/g27702340/non-binary-celebrities/

https://www.google.com/amp/s/www.teenvogue.com/story/amandla-stenberg-gender-pronouns-they-them/amp

14 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page