Artigo enviado pelo professor Paulo Santos, coordenador do Parlamento Dos Jovens
Educar para a Cidadania
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos/às jovens do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. O objetivo deste programa que, em 2020, celebrou 25 anos é o de promover a educação para a cidadania.
Podem inscrever-se todas as escolas do ensino secundário, do universo do ensino público, privado e cooperativo, abrangendo o continente, as regiões autónomas e os círculos da Europa e fora da Europa.
Os principais objetivos deste projeto são: incentivar o interesse dos/as jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos/as os/as cidadãos/ãs portugueses/as; incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Nesta competição, no ano letivo 2021/2022, a Escola Secundária José Afonso alcançou pela primeira vez o primeiro lugar em 45 escolas do distrito de Lisboa na final distrital. Assim, a equipa da ESJAL participou na final nacional do Parlamento dos Jovens, nos dias 30 e 31 de maio na Assembleia da República representando o círculo de Lisboa.
Este ano o tema da edição 2022/2023 é a “Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que respostas?”. O debate deste tema está a ser realizado apenas internamente e com a realização de um debate especial agendado para janeiro, tendo sido convidado um/a deputado/a da Assembleia da República.
Estamos em pleno processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas à eleição de deputados/as (entrega até dia 27 de dezembro).
A eleição de deputados/as às Sessões Escolares está prevista para a terceira semana de dezembro.
As sessões escolares para a aprovação de um Projeto de Recomendação da Escola e eleição dos respetivos representantes nas sessões, a nível distrital ou regional serão realizadas durante o mês de janeiro.
Comments